Lido em: Dezembro/2015
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Categoria: Suspense/Mistério/Drama
Páginas: 960


Avaliação








Sinopse
Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.

Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.

No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Resenha
Em primeiro lugar, quero contar um grande spoiler: nesse livro, a Redoma é mera coadjuvante. Quem realmente importa e  que mais prevalece é a natureza humana, com sua necessidade mesquinha de adquirir cada vez mais poder, não importando como e quem sairá machucado; vemos claramente as relações humanas e como elas se transformaram quando estão sendo testadas por um evento maior. Nesse livro podemos ver que as pessoas não passam de animais irracionais, e a Redoma só serve para mostrar que, nos piores momentos, cada um por si é realmente levado ao pé da letra. O ser humano é uma caixa de monstruosidades e aqui podemos ver essa verdade nua e crua.

A pequena cidade de Chester's Mill, no Maine, era como outras tantas cidades do interior do estado, daquelas bem típicas, onde a maioria das pessoas se conhece, se gosta e se ajuda. Basicamente o que se espera de uma comunidade unida. Mas o aparecimento de um inesperado campo de força muda tudo: agora Chester's Mill está isolada do resto do mundo.

O que passou a ser chamado de Redoma cerca toda a cidade, em todas as suas divisas terrestres e por vários quilômetros pelo céu. Ninguém entende o que está acontecendo. Afinal, de onde veio esse campo de força invisível? Até quando irá durar? Do que realmente se trata? Seria culpa do Governo dos EUA? Mas mal eles sabiam que essas seriam as menores de suas preocupações... Diante de um caso de isolamento, a natureza humana é capaz de tudo. Sentimentos são revelados e podem expor os lados mais sombrios das pessoas. 
Apesar de sermos apresentados apenas a uma pequena parcela da população de Chester's Mill, o número de personagens é assustadoramente elevado. Logo no início do livro encontramos uma lista com vários deles (falarei de alguns por aqui). Essa lista certamente irá assustar o leitor (jamais imaginei que fosse lembrar de todos eles), mas o mais surpreendente é chegar ao final e começar a preencher as lacunas com esses nomes. Embora sejam vários personagens, eles são muito bem caracterizados e bastante realistas, nos possibilitando amá-los ou odiá-los sem muito esforço.

Dentre todos eles, está Dale Barbara (ou apenas Barbie), que é ex-tenente do Exército dos Estados Unidos e vive seus dias na chapa do restaurante Rose Mosqueta. Barbie é um forasteiro na cidade e após uma confusão com mesquinho filho do vereador e seu grupo, Dale fica marcado para sempre como um encrenqueiro. Então decide partir, porém é impedido no exato momento em que a Redoma aparece, forçando-o a ficar preso numa cidade onde não é "bem-vindo".

James "Big Jim" Rennie é o segundo vereador da cidade. Um homem de princípios, um religioso fervoroso, não mede esforços para ser considerado o homem mais apto para mandar na cidade, mesmo que seja necessário cometer atrocidades e manipular todos com suas mentiras para conseguir cada vez mais poder. O típico político religioso que se acha o melhor. Temos mais dois vereadores na cidade: Andy Sanders, primeiro vereador e fantoche de Big Jim, e Andrea Grinnell, terceira vereadora e viciada (apesar de não aparecer tanto nas primeiras 500 páginas, ela se torna muito importante e virou uma das minhas favoritas).

Seu filho, Junior Rennie, é um caso perdido. Fora expulso da universidade e voltou à Chester's Mill sem avisar o pai do ocorrido. Ele é perturbado e logo no início presenciamos uma cena nada agradável cometida por ele. Junior guarda alguns segredos, principalmente sobre sua saúde e as fortes dores de cabeça. Ele anda com um grupinho formado por seus amigos idiotas Frank DeLesseps, Georgia Roux, Melvin Searles e Carter Thibodeau. Juntos fazem MUITAS coisas horríveis, principalmente para inocente Samantha Bushey.

Julia Shumway é a jornalista local e dona do O Democrata. Eu, como futura jornalista, me apaixonei por essa personagem e sua necessidade de mostrar a verdade sempre e acima de qualquer coisa. Ao lado de Barbie, ela não medirá esforços para tentar descobrir o que é essa Redoma e muitos outros segredos da cidade e seus moradores. Eu achei ela uma das personagens mais fortes, principalmente com tudo que lhe acontece e isso me conquistou completamente.

Alguns outros personagens, como: Reverendo Lester Coggins e Reverenda Piper Libby, Rusty Everett (auxiliar médico) e sua esposa Linda Everett (policial), Rose Twitchell (proprietária do Rosa Mosqueta e uma das poucas amigas de Barbie), (ex) chefe de polícia Howard "Duke" Perkins e sua esposa Brenda Perkins, Sam "Relaxado" Verdreaux (o famoso bêbado da cidade), Claire McClatchey, Phil Bushey (um cara meio esquistão), Romeo Burpee (dono de uma das lojas de conveniência), as crianças Joe "Espantalho" McClatchey, Norrie Calvert , Benny Drake, Jude e Janelle Everett (filhas de Linda e Rusty), Ollie e Rory Dinsmore, entre muitos outros, são vitais e importantes em vários momentos durante o livro. Só uma dica: não se apeguem tanto a nenhum personagem. E não se enganem, todos os nomes citados têm um papel em algum momento. O único lado negativo disso é que alguns personagens aparecem pouco nas primeiras páginas, e quando reaparecem, muito tempo depois, você já quase os esqueceu. E outros só aparecem depois de umas 500 páginas e se tornam completamente importantes para os eventos a seguir.

Na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando rapidamente. As pessoas ficam cada vez mais assustadas, se dando conta de que a Redoma pode não ser tão passageira e começam a pensar nas implicações de seu distanciamento do mundo ser permanente. Todos praticamente enlouquecem, muitos não suportam e acabam se matando. Mesmo com todos os esforços que o exército do lado de fora mantém, as esperanças vão se diminuindo e cada vez mais as pessoas acreditam que não conseguiram sair de lá. O que é ruim pra uns, se tornou uma vantagem e tanto para outros (estou falando com você, Big Jim!)

Quem nunca leu Stephen King não precisa ter receio quanto a esse livro. Sim, é grande, e sim, dá um certo trabalho lê-lo e digeri-lo, mas vale muito a pena. Não é simples, mas é bastante dinâmico, tornando a leitura rápida e muito gostosa conforme o tempo passa. O leitor praticamente não percebe as mais de novecentas páginas do livro e, ao final, certamente irá desejar que o livro tivesse três vezes mais páginas do que já tem. O autor é bastante descritivo, mas em momento nenhum essas descrições tornam a leitura lenta ou passam a impressão de "enrolação", na minha opinião. Cada um dos fatos narrados está amarrado aos mínimos detalhes com o restante da trama, de forma que tudo parece ser simplesmente indispensável à história.

Apesar do autor ser reconhecido como mestre do terror (e ele é mesmo), esse não é um livro para te deixar acordado à noite de tanto medo (ou talvez te deixe tão atordoado que você quase não durma mesmo). O livro é um suspense psicológico que irá levá-lo a conhecer melhor a loucura humana. Um livro pode ser perfeito?! Eu não sei, mas esse definitivamente chega muito perto disso e se tornou um dos meus livros favoritos. Você não irá se arrepender de ler Sob a Redoma!