Lido em: Janeiro/2016
Autor: Rebecca James
Editora: Intrínseca
Categoria: Ficção/Romance/Drama
Páginas: 304


Avaliação





Sinopse
Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato.
Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.
No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.
Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...

Resenha
Eu conheci esse livro por acaso, quando vi um dos meus contatos do Skoob comentar sobre ele. Desde então foi uma busca incessante para encontrá-lo em pdf, porém em vão. 
De uns tempos pra cá, durante o Black Friday do ano passado, encontrei-o em promoção no Amazon. Óbvio que tive que comprá-lo! Como já estava no final do ano e minha meta de 2015 quase acabando, deixei para ler ele esse ano.

"Ninguém é de fato inteiramente bom. Pelo menos é o que eu acho. Tentar ser bom, ou ao menos tentar não ser mau, provavelmente é o mais perto que conseguimos chegar."

Bela Maldade é um thriller psicológico bem dosado com a narrativa é feita em primeira pessoa, mesclando cenas do presente e do passado de Katherine Boydell, ou melhor, Patterson, pois foi essa a nova identidade que a garota adotou ao mudar de cidade para esquecer de seu passado terrível. 

Na nova escola ela assume uma postura totalmente diferente da que tinha antes: conhecida como a jovem festeira, alegre e popular, agora é apenas uma garota tímida e solitária, que tenta manter-se reclusa o tempo todo. 

Certo dia, ela é abordada por Alice Parrie, a garota mais popular e bonita da escola, que lhe convida para ir a sua festa de 18 anos. Katherine reluta no começo, pensando que socializar-se demais pode acabar revelando seus segredos, mas acaba sedendo ao pedido de Alice, graças ao encanto e insistência da garota. A partir daí, as duas tornam-se inseparáveis melhores amigas. Katherine vê no jeito extrovertido e alegre de Alice uma chance de começar uma nova vida e esquecer de vez tudo o que aconteceu. Ela também acaba conhecendo Robbie, o garoto que é perdidamente apaixonado por Alice. Logo, os três se tornam um trio inseparável. 

Porém, com o passar do tempo, Alice começa a mostrar quem é de verdade, uma garota egoísta e cruel, que provoca a todos e gosta de testar os limites de quem estiver ao seu redor. Desse modo, Katherine começa a se ver presa a uma amizade louca e insana, mesmo que ainda cega pelos encantos de Alice nos bons momentos.

Os personagens secundários são muito adoráveis, principalmente Robbie, seu melhor amigo. A amizade dos dois é muito bonita e sincera, estão sempre conversando e saindo juntos, e a amizade mútua entre eles e Alice é o que os fortalece afinal. No decorrer da história, outros personagens aparecem, como Philippa, que surge inesperadamente e se torna uma grande conselheira e amiga de Katherine em toda a situação "Alice". Também há Mick, irmão de Philippa, baterista e um garoto maravilhoso que cria uma conexão instantanea com Katherine, o que me fazia suspirar a cada capítulo. Esses personagens deram um toque a mais no enredo, o jeito que a autora os apresentou foi estratégico.

Alice foi o tipo de vilã que você sente uma vontade louca de estapeá-la até não poder mais. Sua personalidade louca e destrutível é o que torna o livro tão bom. Nunca sabemos exatamente como lidar com esse tipo de gente, que faz de tudo pra transformar sua vida num inferno. Os surtos bipolares começaram a se tornar cada vez mais frequentes conforme Katherine enxergava quem Alice realmente era, e no final, uma grande decisão foi tomada, mesmo com suas trágicas consequencias (tãramm... suspense!).

Logo na primeira página conseguimos sentir que a história carrega muito mistério e drama, com uma pitada certa de romance. O enredo é de fato muito interessante e diferente do que tenho lido, então imagino que foi por isso que eu tenha gostado tanto da leitura. De fato esperava algo mais juvenil e que não conseguiria criar um vínculo com a história. Mas é realmente mais interessante do que eu previa e cheguei a me emocionar com muitos momentos. 

O final do livro foi perfeito, tudo fez sentido e você se sente aliviada quando as coisas se encaixam. Apesar de uma outra tragédia acontecer (chorei horrores), eu recomendo demais esse livro para todos que curtem thriller psicológico não muito pesado, mas que mexe com a gente e nos faz pensar se aqueles que conhecemos são mesmo do jeito que nos mostram.